5 de julho de 2010

Produtores musicais no underground

O produtor musical está apenas produzindo, ou ele faz parte também do processo de gravação? É uma pergunta bastante complicada de se responder.

Pensar no produtor musical como mediador entre artista e indústria fonográfica, como definidor de gêneros de certa forma, é um caminho, mas quando voltamos nosso olhar sobre o underground todo se complica ainda mais. No underground existe esse borramento de fronteiras entre as diferentes figuras que participam do projeto de criação, há muitas coisas que devem ser reconsiderada, como o termo “indústria fonográfica”, pois nada é produzido em proporções industriais, estamos mais próximos do que seria uma fabricação artesanal.

A figura de produtor pode aparecer como um “divisor de águas”, quando uma banda underground tem um produtor ela já não é tão underground assim, parece que entra num outro nível, por isso a figura do produtor não pode ser deixada de lado.

Muitas bandas vêm produzindo suas próprias músicas, mais isso não lhes dá esse “plus”, a não ser que fosse produzida por uma figura conhecida.

Seria o caso de pensarmos que o que falta então no underground são produtores? Produtores que contam com know how e/ou algum reconhecimento?

Vou analisar melhor essas questões.


Um comentário:

  1. Estou a procura de produtor para ouvir minha banda e quem sabe lançar... se alguém se interessar no trabalho, favor, nos contactar eixo4@live.com

    Muito bom esse post, por sinal.

    link da banda:
    http://soundcloud.com/eixo4/sets/demo-1-ao-vivo

    ResponderExcluir