28 de abril de 2010

Denúncia Underground



A falta de respeito com o underground


No dia 25 de Abril presenciei mais um caso explícito da falta de respeito com que tratam do underground, a banda Hatepride teve seu show cortado com menos de 15 minutos de apresentação, na mesma semana no dia 20, durante a apresentação da banda Canilive na lona cultural de Jacarepaguá, a energia foi cortada com a clara intenção de acabar com o show.

A justificativa dada pelos organizadores é quase sempre a mesma, o horário, e quem coordena os horáros?

Um evento tem cinco bandas, o evento começa às 18:00h e só pode ir até às 22:00h, o que nos dá 4 horas para as apresentações, com uma média de 40 minutos para cada apresentação, cientes disso as bandas se organizam para montarem seu show da melhor forma.

Qual é a função do organizador? Organizar, controlar o tempo entre uma banda e outra.

Parece bem simples, e realmente deveria ser, mas uma série de coisas se desviam do seu rumo. Parece que esses problemas vão mais além do que a falta de aptidão do organizador, do seu relógio com defeito e do seu problema de calcular com vírgula, rola um interesse.

Nesse caso do Hatepride a banda não teria pago para tocar, o que aparentemente a colocou numa posição inferior às outras por parte dos organizadores. A banda pode não ter dado dinheiro para tocar, mas levou público para o evento e também vendeu ingressos para a bilheteria, o que é praticamente a mesma coisa. Mas não é só pelo fato de pagar ou não, pois muitas vezes as bandas pagam, mas mesmo assim sofrem abusos desse tipo.

São as bandas e o público que pagam pela incompetência dos organizadores e dos produtores, pessoas que estão agindo cada vez mais pelo dinheiro, deixando a música de lado. Quem está no underground quer ouvir, quer tocar, quer som, quer música, essas pessoas só estão explorando isso, e da pior forma possível.

É uma questão bastante profunda, pois esse cenário vem se configurando a anos no underground, essa exploração predatória do nosso meio, são poucos os que trabalham junto com o underground, os que de fato querem promover alguma coisa.

O que temos que apoiar cada vez mais, são atitudes alternativas, como a que teve a banda Canilive a pouco tempo atrás, o evento no qual eles e outra banda tocariam foi cancelado em cima da hora, então eles se juntaram com as outras bandas e resolveram realizar o evento, o dinheiro arrecadado foi para pagar as despesas do evento, aluguel do espaço e do som e o que sobrou foi dividido entre as bandas, muito mais digno do que do que dar dinheiro a produtores mercenários.

Antes que a associação dos produtores de eventos underground me crucifique eu vou dizer que eu não estou generalizando vossa classe, aliás, eu acho que figura do produtor imprescindível para a realização de um bom evento, o trabalho das bandas é fazer um bom show, que é que o público quer ver, e não ser preocupar em organizar eventos e o do produtor é organizar um ótimo evento que satisfaça a todos, mas parece que um bom organizador está cada vez mais difícil de se achar.

Bandas, não toquem em evento que é furada, nem seja de graça, não vale à pena correr o risco de passar por constrangimentos como o das bandas citadas acima.

Público, você é essencial na configuração do underground, não apóiem eventos que visem apenas o lucro dos produtores, procurem se informar, saber da situação das bandas, é o público que tem o poder de decisão.

Se para mudar essa condição é preciso brigar, o underground está cheio de pessoas dispostas a isso.


Natália R. Ribeiro

4 comentários:

  1. Infelizmente o show não ocorreu,e outras coisas negativas fizeram parte desse dia e desse evento.Mas nos do Hatepride percebemos quantas pessoas nos apoiam e apoiam o underground,quantas pessoas desejam eventos bem organizados e querem nos ver tocando.NÓS HATEPRIDE ESTAMOS DISPOSTOS A QUEBRAR E BRIGAR EM NOME DA NOSSA BANDA E EM PRO DO QUE ACREDITAMOS !!!
    Obrigado pelo apoio Rocalogy!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho que o blog vem fazendo, um lugar onde a critíca vem bastante informativa e ao mesmo tempo consientizadora!
    vlw.

    ResponderExcluir
  3. O que temos que apoiar cada vez mais, são atitudes alternativas, como a que teve a banda Canilive a pouco tempo atrás, o evento no qual eles e outra banda tocariam foi cancelado em cima da hora, então eles se juntaram com as outras bandas e resolveram realizar o evento, o dinheiro arrecadado foi para pagar as despesas do evento, aluguel do espaço e do som e o que sobrou foi dividido entre as bandas, muito mais digno do que do que dar dinheiro a produtores mercenários.


    A outra banda fomos nós da [uR] o Ultimo Recurso!
    Vamos nos juntar e fazer o nosso galera!!!

    ResponderExcluir
  4. Natália R. Ribeiro5/5/10 4:41 PM

    Esperar os outros fazerem... que outros?
    Somos nós mesmos que temos que fazer alguma coisa.

    Valeu R.U

    ResponderExcluir