27 de agosto de 2009

Sobrevivendo no Underground

As bandas do underground sobrevivem com seu próprio esforço, já que tudo funciona, meio que, de forma independente.
Gasta-se com equipamentos, estúdio, transporte e material de divulgação, muitas vezes para tocarem em um evento a troco de nada e o que é comum acontecer também, é que a banda acabe pagando para poder tocar, são poucas as bandas que recebem pelo seu trabalho.
Não bastasse tocar de graça ou pagar para se apresentar, a banda é quem sai à procura de shows.
Soa um tanto estranho para quem nunca pensou na trajetória de um artista, de seu primórdio à sua consagração. Não é tão simples essa conexão, porque quando uma banda “aparece”, quer dizer que ela já cruzou todo esse percurso, ou simplesmente pulou essa parte.
Pode-se dizer que o underground é um meio amador que conta com pouca infra-estrutura, e por assim dizer, com pouco capital, tanto para a divulgação, quanto para a locação de um sistema de som e um espaço. Entra aí a figura do produtor(es) desses eventos, que entram com o capital inicial para que o evento se realizar.
Uma vez sobre o palco é preciso mostrar seu trabalho de forma competente e concisa, pois o tempo é curto e a aparelhagem não é confiável. O público a maioria das vezes é compreensivo e receptivo, nos cinco primeiros minutos de apresentação, depois disso quem conseguir manter as pessoas ligadas ao show pode se considera vitoriosa, pois todo seu esforço terá valido à pena.
Quanto mais pessoas querem ver e ouvir determinada banda, mais ela se afasta do underground.
Não é fácil sobreviver a essa “prova de fogo”, muitas bandas sucumbem sem sair do anonimato, ou antes mesmo de terem algum trabalho registrado. Problemas internos entre integrantes, problemas com os produtores, a frustração de não ter seu trabalho recebido da forma como esperavam, etc. Tudo isso põe à prova bandas que, além de talento,contam com grande força de vontade, trabalham duro e acreditam no seu trabalho e potencial.

2 comentários:

  1. http://books.google.com.br/books?id=m-stgE7gY8MC&pg=PA103&dq=mitologia+n%C3%B3rdica&lr=#v=onepage&q=mitologia%20n%C3%B3rdica&f=false

    Pra ler sem odio no coração.

    ResponderExcluir
  2. Motherfucker! Puta link! Só tu mesmo Mr. And!
    So much tanks!

    ResponderExcluir